Aviso

A lista de apoio ao Projeto Baladaboa está sendo vítima de algumas assinaturas falsas, seja por pilhéria, seja para envolver nomes ilustres. A lista será encerrada em algumas horas, e devidamente corrigida e limpa.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Apoio Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP

Ribeirão Preto, 27 de junho de 2007

Exmo. Sr.
Prof. Dr. Carlos Vogt


DD. Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
Prezado Presidente,


A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) é uma entidade civil sem fins lucrativos, sem vinculações políticas, ideológicas ou religiosas. Há mais de três décadas, a SBP tem como foco uma intensa dedicação para o desenvolvimento da Psicologia científica junto àqueles que aprendem, ensinam, pesquisam, empregam técnicas e conhecimentos psicológicos.


Fazem parte da história da SBP a sua consolidada tradição e o seu forte compromisso com a produção e a divulgação de conhecimento científico. Por essa razão, encontramo-nos preocupados frente ao fato de a FAPESP ter suspendido o financiamento da pesquisa desenvolvida pela Dra. Stella Pereira de Almeida, sob supervisão da Dra. Maria Teresa Araújo Silva, professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).


Ontem, na reunião da diretoria da SBP, este assunto foi ponto de pauta. Trata-se de um projeto que fora aprovado previamente pela FAPESP e pelo Comitê de Ética do IPUSP. Por um lado, lida com um tema polêmico, de fortes implicações sociais, ou seja, a aplicação da estratégia preventiva de Redução de Danos (RD) em usuários da droga ecstasy. Por outro, conta com a seriedade e a competência das pesquisadoras e das Instituições envolvidas, incluindo a Fapesp que analisou e aprovou a execução do projeto.


Nesse momento, os princípios que sustentam o conhecimento científico devem prevalecer. Por essa razão, a SBP coloca-se à disposição para contribuir para uma discussão qualificada, ampla e democrática sobre o tema.


Com os votos de elevada estima e consideração,
Atenciosamente



Nenhum comentário: